quinta, agosto 16, 2018
   
Zoom
Login

Insira texto a pesquisar:

image image image image
Reorganização na Europa A congregação dos Missionários Clarerianos, a nível mundial, organiza-se em Províncias e Delegações.
Jovens com raízes Sendo fã do Papa Francisco, dá-me gozo acompanhar o seu Magistério. Por P. Abílio Pina Ribeiro.
Ajuda Pedrógão Grande!
Pedrógão Grande, Portugal. Juntos, ao lado dos que mais precisam!
Assembleia da DDASTP 2017 São Tomé, São Tomé and Príncipe. 16 Claretianos da Delegação Dependente de Angola e São Tomé e Príncipe.

Cruzencuentro 2017

cruzencuentro20172

Seis foram os portugueses que se dirigiram a Los Molinos (Espanha) para participarem no Cruzencuentro 2017, que decorreu do dia 27 ao 29 de outubro de 2017 com o tema “Te doy mi Palabra”. Este Cruzencuentro tencionava, num primeiro momento, fazer reviver todos os Cruzencuentros desde 2003, para depois juntar num só dois dos pilares da envangelização: a Palavra e Maria.

Acolhidos pela equipa e amigos Claretianos, iniciavamos o encontro com uma dinâmica de apresentação e um momento de oração onde cada um exprimiu a frase/palavra bíblica com mais significado na sua vida. A Palavra, revelada na Bíblia (que significa “biblioteca” em Grego), é o alimento da nossa fé e bússola para a vida. Como pilar fundamental na vida cristã, a pergunta que se coloca é “O que sabes da Palavra? O que queres saber da Palavra?”.

Fomos ainda interpelados sobre a vida de Maria e o seu exemplo do “Sim”. Seriamos nós capazes de dizer Sim? Maria imaculada, mãe de Jesus, discípula e missionária, “o que sabemos nós sobre ti? O que queremos saber?” O exemplo de vida dos consagrados e as várias opções vocacionais prolongam a maternidade de Maria e permitem que o seu “Sim” se mantenha vivo e presente nos dias de hoje.

Tal como Maria, que acolhia, meditava e orava tudo no seu Coração, na manhã do sábado, em família Claretiana, peregrinamos até à ermita de Nossa Senhora dos Espinhos, enquanto rezávamos o Terço. Na ermita oferecemos um ramo composto de flores que fomos apanhando pelo caminho e pelas preces que surgiram no grupo. Ao longo do caminho fomos interpelados com as questões “Em que momento da vida estás? A quem te sentes enviado? Até onde te chama a caminhar?”, a um momento de reflexão pessoal, partilha de vida e do estado de espírito de cada um. Depois do almoço no recinto da ermita, voltámos para a casa onde concluímos a peregrinação com a celebração da Eucaristia.

À noite fomos convidados a esquecer todo o barulho do dia-a-dia, a esquecer as inquietações, preocupações e mágoas, para poder encontrar o silêncio. Assim, a exemplo de Maria e por meio da Lectio Divina, meditámos e contemplámos a Palavra, deixando que ecoe bem no nosso interior.

No Domingo, descobrimos algumas ferramentas modernas que permitem adaptar a proposta da oração pessoal às circunstâncias da vida e às exigências de mobilidade que a caracteriza, que possibilitam fazer de cada lugar um lugar de encontro com Deus, partilhando e transmitindo a Palavra áqueles que nos rodeiam. De forma simples foram-nos apresentadas algumas aplicações de smartphone como a aplicação Passo a Rezar, Palavra e Vida NF, Rezandovoy, ClickToPray e a página da internet Ciudad Redonda. Por intermedio de outras aplicações descobrimos também a possibilidade de rezar pelos que nos são mais próximos, pelo mundo em geral e por situações pontuais. Para descobrirmos mais sobre as vocações e resposta à nossa missão foi também apresentado o site www.buscoalgomas.com.

Damos graças ao Senhor pela grandeza de Maria na sua maternidade divina, pelo seu exemplo de fé através da oração, contemplação e gestos de serviço. Agradecemos a alegria que levamos nos nossos corações, pelas pessoas consagradas que cruzam o nosso caminho, por tudo o que aprendemos sobre a Palavra.

Cláudia Farias, Marta Pires, Miguel Rodrigues, Paula Santos, Sónia Réquio e João Carriço cmf

Move
-

Em Portugal

Notícias Mais Lidas
Cruzencuentro 2017

Seis foram os portugueses que se dirigiram a Los Molinos (Espanha) para participarem no Cruzencuentro 2017, que decorreu do dia 27 ao 29 de outubro de 2017 com o tema “Te doy mi Palabra”. Este Cruzencuentro...

Ler Mais...
Apoio às vítimas dos Incêndios!

Na sequência dos incêndios que assolaram o nosso país em junho e em outubro de 2017, os voluntários da PROCURA recolheram vários materiais de primeira necessidade para posteriormente distribuir em...

Ler Mais...
Histórias com perfume!

Esta história contou-a o Santo Padre. Estava um refugiado à procura de uma rua, na cidade de Roma, quando uma senhora o abordou:
- Em que posso ajudá-lo?
- Quero ir para a Praça de São...

Ler Mais...
Move
-

Na África

Notícias Mais Lidas
Assembleia da DDASTP

São Tomé, São Tomé and Príncipe. Durante os dias 15 a 17 de Maio, 16 Claretianos da Delegação Dependente de Angola e São Tomé e Príncipe, reuniram-se para em clima de fraternidade e sintonizados...

Ler Mais...
P. César Sacramento e P. Miguel Lino

No dia 18 de Janeiro de 2015, numa manhã de euforia e agitação dos fiéis, em que todos os membros da paróquia procuravam ver finalmente o espetáculo e avaliar...

Ler Mais...
Claretianos vencem campeonato de futebol nos Camarões

No passado dia 26 de Maio de 2015, no estádio de futebol dos CICM (Missionários scheutistas), em Ngoya – Yaoundé (Camaões), teve lugar a final do torneio da Escola Teológica...

Ler Mais...

RUMO A UMA NOVA PROVÍNCIA

banner np2

SITE DA CONGREGAÇÃO

À Procura

Colégio Int. Carvalhos

Colégio Univ. Pio XII - Lisboa

Casa Acolhim. e Espiritualidade

Casa Claret Voluntariado S. Tomé

Em linha

Temos 151 visitantes e 0 membros em linha

Ajude-nos a Ajudar!

Entrada      Participe!      Notícias      Contactos      Donativos


 

Autenticação