Cruzencuentro 2015 – Vida com VIDA
Testemunho
Acordar depois de uma noite mal dormida por causa do frio não é fácil. Mas é fácil acordar quando tens um mundo de descobertas à tua espera. E, por muito que penses que os mistérios não te podem interpelar mais, a verdade é que as respostas trazem novas perguntas.
Os votos da vida consagrada ainda são um tabu para muita gente. E, nestes dias, tive a oportunidade de descobrir o que são, afinal, os votos de pobreza, castidade e obediência. Descobrir que a castidade não é uma restrição, mas sim uma não exclusividade. A castidade chama-te a seres tu mesmo com cada pessoa que cruze o teu caminho, amando-a tal e qual como é. Sem que tudo isto seja exclusivo de um namorado/marido.
Perceber que viver na pobreza é unicamente dar e partilhar, sem esperar algo em troca. Porque aquilo que tens, não é teu. E é a dar que te enriqueces. Na realidade, viver na pobreza é ser rico. Rico em amor, em amizade, em sorrisos, em abraços,…
E, no fim de tudo, aprender a obedecer. Porque mais do que seguir ordens, obedecer é abrir a folha em branco da vida, pegar no lápis e deixar que Deus a desenhe connosco, colocando a Sua mão em cima da nossa.
Contudo, tudo isto só faz sentido se for partilhado. E não precisas de criar um evento nas redes sociais para que tal aconteça. Basta que saias à rua e que o transmitas com a tua maneira de ser. Cantar, dançar, pintar, falar, ajudar,…são tudo formas de o fazer. Mas o desafio está em partilhar a mensagem pela forma como ages na tua família, no teu grupo de amigos, na escola/universidade, no trabalho e contigo mesmo.
E é aí, quando sentes que já o fazes, sem cansaço ou sacrifício, que te sentas diante de Deus e percebes que a santidade está ao alcance de todos e que os votos, já os fizeste no teu batismo. Esses votos pelos quais te reges e que renovas em cada «SIM». As lágrimas escorrem diante d’Ele. Não de tristeza, mas de felicidade e paz.
Vida com VIDA – vidas que merecem a pena!
Joana Carvalho
CRUZENCUENTRO 2015
Celebrando a Vida Consagrada em Família Claretiana
“QUERES VIR COMIGO?”, foi este o mote central da 8ª edição do Cruzencuentro, que juntou mais de uma centena de jovens claretianos de Espanha e Portugal, para refletir sobre o tema “Vida com VIDA – Celebrando a Vida Consagrada”, tendo em conta a celebração do Ano da Vida Consagrada. Decorreu de 30 de outubro a 1 de novembro no “Colégio Claret”, em Segóvia, Espanha, e teve como objetivo principal dar a conhecer aos jovens a Vida Consagrada, a partir da apresentação do carisma e missão dos quatro grupos constituintes da família claretiana: “Missionários Claretianos - homens de fogo, Missionárias Claretianas - mulheres da palavra, Filiação Cordimariana - mulheres com coração e Missionárias da Instituição Claretiana - amor recebido e partilhado”.
A organização e dinâmica deste encontro procurou apresentar a vida consagrada, de inspiração claretiana, a partir do testemunho concreto de pessoas felizes que se entregam inteiramente a Deus, que multiplicam o seu amor para amar os que mais precisam (castidade), que partilham tudo o que têm (pobreza) e que vivem completamente disponíveis para fazer o que Deus pede a cada instante (obediência).
Fomos desafiados também neste encontro a espalhar a alegria de ser ‘Cristo Jovem’ com todos os que passavam pelas ruas de Segóvia, espalhando a mensagem "WHEN JESUS SAY YES, NOBODY CAN SAY NO!" (Quando Jesus diz: sim, ninguém pode dizer: não). A noite de sábado foi de vigília, com a dedicação de um tempo à adoração do Santíssimo, onde partilhámos o que sentimos, escrevemos uma mensagem para todos os consagrados, abrimos o nosso coração a Cristo e tivemos a oportunidade de nos aproximarmos do Sacramento da reconciliação.
No domingo fruímos de um tempo de reflexão, em grupo, sobre a pessoa mais importante na vida de cada um, as nossas inquietações, as diferenças entre uma pessoa de fé e uma pessoa sem ela, em que instantes fui verdadeiramente feliz, que qualidades valorizo nos que me rodeiam e em mim mesmo, o que espero de uma pessoa da Igreja e de uma pessoa consagrada, e que tenho eu para dar ao mundo.
O Encontro culminou com a Eucaristia, ao final da manhã, vivenciada com muita fé, alegria e amizade partilhadas. Saímos cantando o hino de Claret “Chegou o Senhor, cruzando o teu caminho…”
E assim foi mais uma viagem conCENTRADOS, conMOVIDOS e conJUNTADOS por um ideal que vale a pena acolher e seguir: Jesus Cristo pobre, casto e obediente!
Obrigado aos membros da Família Claretiana, por nos transmitirem a alegria de serem Vida com VIDA!
Grupo dos participantes de Portugal:
Pe. Víctor Portugal | Joana dos Santos | Serafim Carvalho | Carolina Ferreira | Leandro Rodrigues | Cláudia Farias | Miguel Rodrigues | Marta Pires
Pe. Carlos Candeias/Pe. João Carlos
Colégio Internato dos Carvalhos
Rua do Padrão, 83 - Carvalhos
Telefone: 919614191
Email: Este endereçod e email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Pe. Joaquim Maia/ Pe. Victor Portugal
Missionários Claretianos
Av. dos Missionários, s/n - Cacém
Telefone: 916422954
E-mail: Este endereçod e email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.